25 de abril de 2012

Notícias recentes sobre o Beira Trilho





Na semana passada, na cidade de Erechim, houve a mudança total dos moradores do Beira Trilho para os loteamentos sociais. As voluntárias da Associação Protetora Bicho Vadio, já sabendo da situação dos animais domésticos neste local, conforme notícia postada anteriormente neste blog, foi fazer uma visita. Não foi uma surpresa chegar lá e perceber que a promessa das pessoas que foram reassentadas se cumpriu: abandono dos animais! A situação é assustadora, pois juntamente com todo lixo que restou, os cães ariscos fogem e se escondem nos entulhos, dificultando a ação de recolhimento dos mesmos. Vale ressaltar, que alguns meses atrás a Associação Bicho Vadio já havia promovido uma sessão castração de vários animais daquela região. Porém, as famílias acabaram adquirindo outros animais, e com esta mudança, os animais mais idosos e alguns filhotes foram deixados de lado. No total, foram recolhidos 6 cães, sendo 3 filhotes e 3 adultos (2 fêmeas idosas que já estavam castradas e estavam sob a Tutela da  D. Joana). No local ainda restam animais os quais ainda será feita nova tentativa de resgate, pois estes, estão ainda  a procura e espera de seus Tutores.
Todos cães resgatados estão recebendo tratamentos em lares temporários nas residências das voluntárias que se dispuseram a ajudar e logo estarão prontos para adoção.

Texto: Protetora Rejane Bergamo 
Fotos: Protetora Virginia W. Costa (presidente)

18 de abril de 2012

Família Muda de Casa e Abandona o Cão





CÃO ABANDONADO PELOS SEUS TUTORES FOI RESGATADO PELA BICHO VADIO DEPOIS DE DENÚNCIA DE VIZINHOS

Gostaria de fazer uma denúncia: meus vizinhos saíram de mudança nesse sábado passado e não levaram o cachorro. Deixaram ele trancado no pátio da casa, pois a casa é cercada por grades. Gostaria de ligar pra vocês, mas não encontrei o telefone, por isso estou enviando este e-mail. Alguma coisa precisa ser feita, pois o cachorro está lá sozinho, abandonado. O endereço de lá é o seguinte: rua Dilgai Parenti, nº 801, Bairro Atlântico, Erechim/RS.


Texto: Protetora Neusa Rotta
Foto: Protetora Neusa Rotta
BICHO VADIO
ERECHIM RS

11 de abril de 2012

Esclarecimento à Comunidade


Esclarecimento à Comunidade!

A Associação Protetora Bicho Vadio, não é propriamente uma Ong. É formada por um grupo de pessoas de Erechim que se uniu em prol da proteção e cuidado animal, em função da necessidade na região de Erechim.
Voluntários e associados, estão tentando passar para a comunidade a importância da ajuda mútua e da conscientização no trato animal e no que refere ao abandono.Todos trabalham muito para que a associação tenha um espaço físico, o que não ocorre até então. Não possuindo local para ABRIGO TEMPORÁRIO os animais estão nas residências das voluntárias e associadas. Sem espaço, não há mais possibilidades de executar as ações necessárias como a comunidade gostaria: com um telefonema para a associação e tudo estaria resolvido, e todo animal abandonado recolhido. Vem a pergunta: onde colocá-los???
A Associação está em dificuldades para atender tantos chamados. A comunidade exige, mas esclarecemos que o Poder Municipal mantém uma Instituição, que recebe verba para tal trabalho, porém a mesma nem possui fone, para não ser perturbada. Mantém-se reclusa sem realizar nenhum trabalho de conscientização para a Posse Responsável e sobre necessidades de controle da população animal.
Na Associação Bicho Vadio, todos os recursos provém da venda de artesanatos das voluntárias e de promoções de festas e contribuições mensais de associados. Cada voluntário usa seu próprio celular para as ligações, seu próprio carro nos resgates, seu próprio combustível e seu próprio lar para abrigá-los.
Porém, temos certeza, que é com orgulho que todos se esforçam e se dedicam a tentar dar melhor condições de vida aos animais. É amor incondicional e desperta cada dia, mais e mais a ternura, compreensão e carinho não só pelos animais, mas também com o ser humano, muitas vezes mais irracional que o animal. A partir do momento que o ser humano desperta para o cuidado animal, começa a perceber no olhar de cada resgatado, recolhido ou tratado que existe alguns sentimentos tais como GRATIDÃO e ESPERANÇA  que  muitos racionais desconhecem.
Enfim, pedimos compreensão a toda comunidade, e que se faça valer de sua VOZ no que diz respeito as Entidades mantidas pelo Poder Público que deveriam fazer o que a Associação está a passos lentos tentando realizar.
Um obrigado à todos e comunicamos que as castrações serão apenas realizadas nos casos em que forem pagas pelos Tutores. As vacinas podem ser realizadas nas clínicas veterinárias, pois a Associação está quitando dívidas realizadas nos tratamentos até então executados.
A Direção